O que é a escória e porque é que a escória deve ser removida?
A escória é um material não metálico que se forma durante o processo de fusão. Quanto mais espessa for a chapa, mais energia é necessária para a separar. Isto produz restos de arestas afiadas do material fundido e óxidos que formam rebarbas e escória. É por isso que a escória escapa no corte das peças de chapa metálica, especialmente quando se cortam chapas grossas. Se estas "barbas" puderem ser eliminadas por uma força de ação lateral, falamos de remoção de escória. A remoção da escória é um passo importante para garantir a qualidade, a segurança e a durabilidade das peças cortadas por chama.
A transição de rebarba para escória é fluida. No entanto, como são utilizadas diferentes ferramentas para o processamento de arestas, também diferenciamos entre os processos de rebarbação (retificação) e remoção de escória (eliminação).
Quais são as vantagens da remoção de escórias?
Mais segurança para o homem e para a máquina
A escória pode ter arestas vivas e causar ferimentos se não for removida. Para além disso, a escória pode desprender-se de peças de chapa metálica no processo de maquinação subsequente, o que pode provocar danos nas máquinas.
Melhoria da qualidade do cordão de soldadura
A escória na superfície de uma peça de trabalho prejudica a qualidade do cordão de soldadura. A remoção da escória torna a superfície mais limpa e melhora a qualidade do cordão de soldadura.
Proteção contra a corrosão
As escórias podem absorver a humidade e, consequentemente, provocar corrosão. A remoção da escória protege melhor a superfície contra influências ambientais e ferrugem.
Estética
A escória afecta a aparência das peças metálicas. Ao remover a escória, a superfície das peças torna-se mais lisa, resultando numa aparência mais atractiva das peças.
Remoção de escória com o martelo de escória
A escória ocorre normalmente apenas em chapas grossas cortadas por plasma e oxicorte. A trituração da escória não faz sentido por duas razões. Em primeiro lugar, a escória muitas vezes não é completamente removida, uma vez que o material é moído apenas até um certo ponto ou simplesmente dobrado e pressionado sobre a superfície do material. Em segundo lugar, isto resultaria num enorme consumo de abrasivos e em custos elevados devido ao processamento lento. Em vez disso, a escória é literalmente batida para fora da chapa com pinos de metal duro. Os martelos de escória atingem os lados das barbas de chama a alta velocidade, separando-as da borda da chapa. Neste processo robusto, são utilizados discos equipados com pinos de metal duro, que rodam e oscilam sobre a peça cortada por chama. A peça é mantida por baixo por rolos que transportam simultaneamente a chapa metálica sob as ferramentas.
Visão geral dos fatos
- A escória ocorre em chapas grossas cortadas por plasma e oxicorte.
- A trituração da escória não faz sentido.
- É preferível afastar a escória da chapa com pinos de metal duro.
- Os martelos de escória atingem os lados das barbas de chama, separando-as da borda da chapa.
- Estão disponíveis vários modelos de ferramentas.